Músicos




Trio de Violões de Sergipe

Formado pelos violonistas Alessandro Pereira (Prof. UFS), Fabiano Zanin (Prof. UFS) e Ricardo Vieira, o Trio de Violões de Sergipe é um projeto que tem por objetivo a difusão da cultura musical em eventos e recitais tanto dentro do meio acadêmico quanto para a população em geral. Para isso, o repertório do Trio de Violões de Sergipe consiste de obras brasileiras e latino-americanas, retratando a música instrumental de nosso continente. A proposta artística do Trio é mostrar a diversidade de ritmos e estilos, passando por diversos gêneros como: tango, baião, choro, bossa-nova, entre outros. Além da divulgação da cultura musical por meio do violão, o trio busca incentivar e comissionar obras dedicadas à formação de trio de violões, buscando obras originais e arranjos inéditos. Dessa forma, dentro do programa constam obras arranjadas pelo grupo  e obras escritas  especialmente para o Trio de Violões de Sergipe.  

Diego Lima
 Iniciando seus estudos no violão no ano de 2008, Diego Lima, vem desde os primeiros anos de estudo participando de formações instrumentais como Duos, Trios, Quartetos e Orquestra de Violões. Foi membro fundador do Tetraccorde Quarteto de Violões, com o qual se apresentou em locais como o Teatro Tobias Barreto no Festival Internacional de Música Instrumental Mangaba. Como solista se apresentou em Festivais como o 36º Festival Internacional de Música – CIVEBRA e o I Festival de Violão de Sergipe – FEVISE. Possui em seu repertório compositores como: S. L. Weiss, A. Cano, Leo Brouwer, Radamés Gnattali, Isaac Albéniz, Heitor Villa-Lobos entre outros. Diego Lima é Licenciado em Música pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é professor de violão no programa de extensão pró-música do Instituto Federal de Sergipe - Campus Aracaju e é colaborador na Coordenação Técnica de Cultura do Serviço Social do Comércio (SESC) em Aracaju.


 Emmanuel Vasconcellos Serra


Idealizador e criador do Música Antiga Renantique, que difunde um amplo repertório da produção da música da Idade Média e da Renascença com instrumentos de época. Iniciou seus estudos de música com o profº Oscar Vasconcellos (in memorian), tendo aulas de teoria musical, harmonia e prática de flauta doce no Centro de Criatividade de Sergipe. No Conservatório de Música de Sergipe, estudou violão clássico com os professores Natanael Fonseca e Luís Alberto dos Santos e violino com as professoras Vânia Souza e Anayde Marsilac. Nas Oficinas de Música Antiga de Curitiba, nos Festivais Internacionais de Música Colonial e Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora e Encontro de Música Antiga de Recife / Olinda, participou de encontros, cursos e oficinas em diversos instrumentos de época (flauta-doce, violino, viola de gamba e alaúde), tendo como ministrantes Élder Parente, Rosângela de Lima, Natália Chahin, Regina Albanez, Fernando Dell’ Isola, Maurício Monteiro, Paulo Castagna, Alísio Mattos, Homero Magalhães Filho, Ricardo Kanji, Mime Yamahiro, Mario Orlando e Leonardo Loredo de Sá.

Saulo Ferreira


Guitarrista, compositor, professor e atuante no cenário musical sergipano a mais de dez anos. Natural de Aracaju, o músico vem desenvolvendo ao longo dos anos um trabalho autoral resultante das influências de diversos gêneros musicais, sobretudo do jazz. Em 2001, ingressou na Escola Municipal de Artes, onde iniciou os estudos de harmonia e improvisação. Em 2007, tornou-se aluno do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Sergipe, instituição na qual ministrou cursos de extensão voltados à percepção musical, harmonia e improvisação. Participou de importantes festivais brasileiros de música, a exemplo da Feira de Música Independente (Brasília - DF, 2007),  Feira Música Brasil (Belo Horizonte - MG, 2010) e do Circuito Cultural Banco do Nordeste (Souza - PB, 2011), entre outros. Como docente, vem desenvolvendo propostas metodológicas para o ensino da improvisação na guitarra apoiado pela prática do solfejo, a partir da sistematização do estudo do instrumento aliado à percepção musical. Nos anos de 2013 e 2014  ministrou workshops sobre tais propostas na primeira e segunda edição do Festival de Cultura Brasileira em Viena. Saulo Ferreira é mestrando em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia e professor de guitarra elétrica no Conservatório de Música de Sergipe.

 Fábio Cavallieri

Baixista, 40 anos, com bacharelado em contrabaixo na Universidade Estácio de Sá (UNESA), no Rio de Janeiro em 1999 onde estudou baixo elétrico com o professor Yuri Poppoff e cursou  bacharelado em contrabaixo na Universidade do Rio de Janeiro (UNI-Rio), de 2005 a 2010, não concluindo o curso, onde estudou com Antônio Arzolla.    Já se apresentou com orquestras como Ufrjazz Ensemble, Banda Sinfônica da CSN com a qual tocou com Guilherme Arantes, Jane Duboc e Moraes Moreira, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem (OSB jovem) e Orquestra da UNI-Rio. Acompanhou cantores como Alma Thomaz, Leila Maria, Fred Martins, João Ramalho, Pepê e Neném entre outros e participou de bandas como Mitra, Fincabaute, Sousoul, Soul de Quem Quiser entre outras, além de uma peça Teatral "A Noviça Rebelde" como substituto e um espetáculo de dança e música flamenca "Soleá", com o grupo Toca Madera. Atualmente é baixista da ORSSE, Orquestra Sinfônica de Sergipe, em Aracajú.

Alexandre Azevedo 
Nascido em São Paulo, radicou-se em Aracaju no ano de 2001. Iniciou seus estudos em violão erudito em 2002, sob a orientação do professor Luiz Alberto, na Sociedade Filarmônica de Sergipe (SOFISE), passando posteriormente a estudar no Conservatório de Música de Sergipe (CMS) com o mesmo professor. Participou de masterclasses e workshops com violonistas como Turíbio Santos, Edelton Gloeden, Michael Lich, Mario Ulloa, Cristina Tourinho, Zé Paulo Becker, Judicael Perroy, Leonardo Bravo, e com o quarteto de violões Quaternaglia.Atuou tanto como solista quanto em grupos de câmara, como o Tetraccorde Quarteto de Violões, a Orquestra de Violões da SOFISE e a Camerata Pró-Música de Violões, entre outros, além formar duo com a violoncelista da Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe (ORSSE) Juliana Góes. Atualmente integra o grupo de choro Os Tabaréus, sendo responsável pelo violão de seis cordas. Apresentou-se em locais como Cultart, Teatro Tobias Barreto, Teatro Atheneu, Universidade Tiradentes, Biblioteca Pública Epiphânio Dórea, SOFISE, Conservatório de Música de Sergipe, Centro de Criatividade de Aracaju, Memorial do Poder Judiciário, Café da Gente (Museu da Gente Sergipana), e Universidade Federal de Sergipe.



Duo Ricardo Vieira e João Liberato


 Ao longo de uma série de apresentações o duo tem tocado em diferentes cidades do país, não só apresentando o repertório inteiramente instrumental como também acompanhando artistas renomados, como o cantor Xangai. Este trabalho de parceria do duo com Xangai é um dos shows indicados ao Prêmio Caymmi de Música Brasileira 2015. Dentre os locais onde o duo tocou no ano de 2014 podemos citar alguns: Teatro Municipal de Niterói (Rio de Janeiro), Teatro Atheneu (Aracaju-Sergipe), Teatro SESC Casa do Comércio (Salvador-Ba), Teatro Arthur Azevedo (São Luís-Ma), Teatro SESC Barreiras (Bahia), Escola de Música da UFRJ (Rio de Janeiro), Museu Palácio Olimpio Campos (Aracaju-Se), Museu da Gente Sergipana (Aracaju-Se), Centro de Cultura da Assembleia Legislativa de Salvador. Dentre os eventos onde o duo tocou neste mesmo ano de 2014 podemos citar alguns: Festival de Música de Igatu 2014 (Chapada Diamantina-Bahia), Festival Canavial 2014 (Pernambuco), Prêmio Caymmi de Música Brasileira (Salvador-Ba), I Fevise (Festival de Violão de Sergipe), Festival Violões da UFBA (Salvador-Ba), I Simpósio em Práticas Interpretativas da Escola de Música da UFRJ (Rio de Janeiro), Simpósio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Música (Aracaju-Se).




Robson Souza

Músico/professor, atualmente está concluindo o curso de licenciatura em educação musical da Universidade Federal de Sergipe. Iniciou profissionalmente no mercado musical em 1997, quando foi convidado a entrar na banda pop “Mr Magoo”. Em 1998 fez parte da banda conexão 69, lhe projetando profissionalmente abrindo portas para outros trabalhos no mercado musical sergipano.Já tocou Irineu Fontes, Rogério, Rubens Lisboa, Jorge Ducci, Nino Carvan, Irmão e Tom Robson, Raquel Delmondes, Lelo Almeida, Marco Vilane. Bandas: Mr Magoo, Conexão 69, Foxy Lady, Maria Scombona, Java, Ferraro Trio, A Fábrica, Unique, On The Rox.Participação em gravações: Irineu Fontes, Sesc Canção, Rubens Lisboa, Orion, Maria Scombona, Raquel Delmondes, On The Rox, Saulo Ferreira, Ferraro Trio. Participação em workshops: Nico Assumpção (contrabaixista), Ney conceição (contrabaixista), Nelson Farias (guitarrista), Kiko Freitas (baterista), Claudio Dalsberg (pianista), Arthur Maia (contrabaixista), Carlos Bala (baterista), Mario Ulloa (violonista), João Omar (violonista), entre outros.






Camerata de Violões UFS/Conservatório de Música de Sergipe 

Regência: Prof. Luiz Alberto e Prof. Fabiano Zanin

Participação especial: Graziela Rollemberg (canto)


Integrantes

Filipe Freitas
Marielly Viana
Lucyanne Christine
Mateus Oliveira
Jonathan Santos
Samuel Alves 
André Filipe Rezende
Eldioenai de Jesus
José de Anchieta Alves
Ricardo Santana
Mateus Santana
Samuel Alves
Diego Lima dos Santos
Rafael Oliveira de Freitas
Prof. Rodrygo Besteti de Campos
Alberto Almeida Santos
Prof. Luiz Alberto Santos de Jesus
Leandro Costa Guerra de Almeida
Prof(a) Cecilia Sumaia Santana Santos
Ana Carolina Silva Freitas
Rayra Mayara Santos








Nenhum comentário:

Postar um comentário